Visualizações do blog

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

O homem nunca pisou na lua?


Os Estados Unidos se vangloria ter conquistado a lua, quando seus astronautas pousaram nela em 20 de julho de 1969, mas ainda hoje existe uma teoria da conspiração, alegando que a aterrissagem da apollo 11 teria sido feita de forma cinematográfica em um deserto do próprio EUA.

Os tripulantes desta missão da Apollo 11 foram:  Neil ArmstrongEdwin 'Buzz' Aldrin e Michael Collins.



Um dos principais indícios da farsa, segundo a teoria da conspiração, está nas fotos e filmagens do evento, feitas pela própria NASA. Existem diversas imagens do momento em que os astronautas da Apollo 11 passearam pela lua, mas em nenhuma se vê alguém segurando uma câmera. Em uma das mais famosas, dá para notar no visor de Buzz Aldrin,  o reflexo de Neil Armstrong e do módulo lunar, porém nada de se ver a máquina fotográfica. 

Na lua, as sombras são mais escuras do que na terra, porque há uma única fonte de luz, o Sol. Apesar disso, percebe-se que os astronautas não somem quando ficam à sombra do módulo lunar. Algumas fotos mostram que as sombras estão indo em diferentes direções. Será que elas teriam sido causadas por fontes de luz artificial, tais como os holofotes de cinema?


Quando um dos astronautas finca a bandeira dos Estados Unidos, ela treme levemente; o céu está completamente negro. Como seria possível tal coisa, se na lua não existe atmosfera; ou seja, não tem ar para mover a flâmula ou nuvens para bloquear a visão das estrelas. 

Quando a expedição lunar partiu, deixou por lá um monte de instrumentos, tais como o módulo lunar e até mesmo a famigerada bandeira. Esses materiais nunca foram avistados nem mesmo em noites de lua cheia e com o melhor de todos os telescópios. A NASA por sua vez, rebate as suspeitas defendendo-se que: É impossível ver os restos porque eles estão longe do alcance de qualquer telescópio, na terra ou no espaço.



Mas por que os americanos se arriscariam a enganar o mundo com um "baratino" tão absurdo como este?
A resposta seria, por causa da Corrida Espacial, considerado um dos aspectos mais competitivos da Guerra Fria. Nos anos 50 e 60, Estados Unidos e União Soviética tentavam provar qual país era mais avançado. Estados Unidos estava perdendo a briga. Os soviéticos, já haviam enviado o primeiro homem ao espaço: Iuri Gagarin.


Os americanos justificam ainda também que: a bandeira só tremeu porque o astronauta torceu o suporte onde ela estava e que não vai mais a lua porque não há mais necessidade, uma vez que a guerra fria já acabou e nada há lá para ser explorado. Segundo os EUA, as missões espaciais são muito caras.

Tire as suas conclusões.

Fonte: Mundo Estranho. Edição 142




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.