Visualizações do blog

segunda-feira, 22 de abril de 2013

Os rins e o diabetes


Os diabetes são a causa mais frequente de doença nos rins. Geralmente esta doença está relacionada com as glicemias (açúcar no sangue) e a pressão arterial sempre alta, o que pode-se considerar um mau controle dos diabetes.

nefropatia diabética é uma compilação importante dos diabetes, pois acomete cerca de 30% a 40% dos clientes/pacientes. Está associada a um aumento do número de mortes e evolui para a perda do funcionamento do rim. Mas através de cuidados básicos, esses problemas podem ser evitados.

Nossos rins funcionam de modo parecido com um filtro de água. Nosso sangue através dos vasos sanguíneos (veias e artérias) é levado até os rins para que seja 'limpo',ou seja, retiradas todas as impurezas. Dentro dos rins o sangue purificado é levado para todas as partes do corpo, alimentando-o. A parte 'suja' do sangue é eliminada através da urina.

No início da doença, estando o portador  de diabetes com as gilcemias sempre altas (HIPERGLICEMIA), os rins começam a ficar prejudicados, comprometendo assim a circulaçao do sangue e as estruturas que fazem os rins funcionarem. O excesso de glicose é eliminado pela urina, o que favorece as infecções urinárias, bem como, a perda de proteínas importantes do nosso organismo tais como ALBUMINA. É o início da doença renal.


Os rins começam a ficar cada vez mais comprometidos levando a NEFROPATIA DIABÉTICA. Daí, a perda de albumina leva o indivíduo a perceber alguns sintomas tais como:

  • Inchaço no tornozelo;
  • Fraqueza, palidez e anemia;
  • Maior necessidade de urinar, principalmente a noite;
  • Pacientes podem apresentar diminuição na quantidade de urina eliminada nas 24 horas.
  • ATENÇÃO: Mesmo na presença da nefropatia diabética, é necessário que a glicemia e pressão arterial estejam controladas para que o problema não se agrave.
Quando a doença renal já está em estágio muito avançada, a principal forma de tratamento são:

  • Hemodiálise: para que o sangue torne-se filtrado, ou seja, limpo, será necessário que seja passado por uma máquina de diálise.
  • Transplante: É a subtituição do rim doente pelo rim saudável. O paciente deverá ser acompanhado por uma equipe médica logo após o transplante.
Para prevenir as complicações dos rins deve-se:

- Comer porções de vegetais ao dia. Prefira frutas para sobremesas. Use leite desnatado e carnes magras. Evite frituras, miúdos, doces, gemas de ovo e alimentos que contenham açúcar.

- Não fume e faça atividades físicas mediante avaliação médica.

SAIBA QUE:
 

A MICROALBUMINÚRIA é um exame na urina que avalia o risco de doença renal no portador de diabetes.


Fonte: Cartilha da SESAB/BA CDU 616.379008-64 
 

Um comentário:

  1. O bom mesmo é cuidar da saúde e se prevenir. Ótimas dicas.

    ResponderExcluir

Não serão aceitos comentários:
- Que contenham palavrões;
- Que preguem o racismo ou a discriminação;
- Que incitem a violência.